
O Metro do Porto retoma na próxima segunda-feira a sua normal disponibilidade de viaturas e cumprimento de horários, após a conclusão da reparação do equipamento de apoio à travagem de emergência.
De acordo com um comunicado citado pela agência Lusa, a empresa revela que “até ao final desta semana, os trabalhos de manutenção programada na frota Tram-train ficam concluídos, permitindo que, a partir de segunda-feira, com todas as unidades operacionais, seja retomada a disponibilidade habitual de veículos”. Para além disso, será possível fixar o limite de velocidade para 80 quilómetros por hora nestas composições, que estavam com problemas na fixação dos patins eletromagnéticos de apoio à travagem de emergência.
Assim, a Metro do Porto garante que voltará a haver “um cumprimento dos horários, na medida em que deixa de ser necessário realizar inspeções aos veículos no início de cada viagem”, e que à partida existirá “um desvio face ao planeado”, no que toca à recuperação da normalidade da circulação do Metro. Em consequência, na hora de ponta da tarde um dos serviços será efetuado com uma unidade simples, em vez de uma composição dupla.
Recorde-se que no passado dia 02 de janeiro um dos veículos da Metro do Porto, da tipologia Tram-train, descarrilou na estação de Campanhã, o que levou à interrupção do troço entre Heroísmo e Estádio do Dragão, sem contudo causar feridos. O acidente está relacionado com problemas no sistema de travagem.