Automotoras espanholas da CP visitam a Linha do Alentejo

A UTD 592-203 a efetuar o Regional 6413 com destino às Caldas da Rainha, no dia 08 de agosto de 2019. Créditos da imagem: Ruben Ramalho

Nos próximos dias 21, 24, 26 e 27 de fevereiro, a CP prepara-se para dar início a mais uma série de marchas de formação de maquinistas. Desta vez, será a vez das automotoras espanholas da série 592, vulgarmente conhecidas por ‘Camellos’, visitarem a Linha do Alentejo, algo que poderá ser digno de registos fotográficos, uma vez que são raras as aparições destes comboios a sul do país.

As marchas de formação de maquinistas partem de Lisboa-Santa Apolónia às 10h25 e chegam a Beja pelas 12h47. Pelo caminho, efetuam paragens técnicas nas estações de Entrecampos, Sete Rios, Pragal, Pinhal Novo, Pegões, Vendas Novas, Torre da Gadanha, Casa Branca, Vila Nova da Baronia e Cuba. Por outro lado, o regresso está agendado para as 14h25 a partir de Beja, com chegada prevista a Lisboa-Santa Apolónia às 17h10, seguindo a mesma lei de paragens, mais a estação do Poceirão.

Não se sabe ao certo se estas marchas terão como intuito a futura integração de maquinistas nas linhas do Minho, Douro e Oeste, onde as 592 prestam serviços de passageiros, ou a possível alteração de material circulante dos comboios Intercidades que ligam Casa Branca a Beja, aproveitando o reforço, a partir do dia 01 de março, de mais oito carruagens Schindler recentemente recuperadas em Guifões para efetuarem comboios Regionais e InterRegionais na Linha do Douro, o que poderá libertar mais automotoras desta série para outras linhas não eletrificadas, a par com a série 0450 (UDD). Mas uma coisa é certa: esta será uma rara ocasião para obter registos fotográficos com as automotoras alugadas a Espanha em locais pouco habituais.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.