
A CP – Comboios de Portugal vai suprimir os comboios internacionais Sud-Expresso, Lusitânia-Comboio Hotel e Celta a partir da próxima terça-feira, devido ao surto de Covid-19.
De acordo com um comunicado da transportadora ferroviária, esta medida partiu da congénere espanhola Renfe, e tem caráter temporário, até aviso em contrário.
No último domingo, a Renfe anunciou uma redução do número de lugares em 85% nos comboios de alta velocidade, de modo a permitir a disponibilidade de apenas um em cada três lugares. O objetivo desta medida é reduzir a distância entre os passageiros e evitar a propagação do Covid-19, seguindo a decisão do Conselho de Ministros extraordinário espanhol do último sábado, para que os operadores de transporte tomem as medidas necessárias para garantir o espaçamento entre os passageiros.
Numa nota publicada no seu site oficial, a CP tem vindo a acompanhar as informações e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que diz respeito ao surto do novo coronavírus, de tal modo que procurou sensibilizar os trabalhadores e os clientes acerca de comportamentos preventivos, o reforço da higienização, limpeza e definectação dos comboios (em particular, as superfícies mais utilizadas), e ainda, o reforço da higienização e desinfeção dos filtros de ar condicionado, com maior incidência nos locais que concentram grandes volumes de pessoas, nomeadamente “bilheteiras, gabinetes de apoio aos clientes, instalações sociais (cantinas, refeitórios, copas), salas de reunião, salas do pessoal operacional, sanitários e balneários, gabinetes de utilização individual ou de equipa”.
No que diz respeito ao material circulante, serão reforçadas operações de limpeza, com especial incidência no interior das composições e nas cabines de condução, e antes de cada viagem, os filtros de ar condicionado serão desinfetados, com um agente desinfetante. Do mesmo modo, também serão aplicados “procedimentos para a identificação, tratamento e encaminhamento de casos suspeitos” de doença e serão preparados “espaços em locais específicos destinados ao apoio a clientes que apresentem situação suspeita”.
A CP também procedeu a alterações nas condições do reembolso dos bilhetes, “dado o caráter excecional da situação, oferecendo maior flexibilidade aos clientes que pretendam desistir da viagem de comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Turísticos”. O reembolso não implica taxas e deve ser solicitado nas bilheteiras, tendo o pedido de ser feito até três horas antes da partida do comboio da estação de origem de cada cliente.