
A Linha do Norte está cortada nos dois sentidos devido ao embate entre um camião e um comboio do serviço Alfa Pendular na zona do Vale de Santarém. A composição acidentada, com o número de unidade 4007, saiu do Porto às 16h45 e tinha a sua chegada prevista a Lisboa-Santa Apolónia pelas 19h30.
De acordo com dados divulgados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e a PSP de Santarém, há três feridos a registar, bem como uma vítima mortal. Os feridos envolvidos no acidente são o maquinista, o revisor e um passageiro do Alfa Pendular, enquanto a vítima trata-se do condutor do camião.
O acidente ocorreu pelas 18h56 numa passagem de nível automatizada. No local encontram-se 13 operacionais, apoiados por seis veículos.
O comboio Alfa Pendular número 124 circulava a uma velocidade na ordem dos 140 km/h segundos antes do embate. Apenas houve tempo de o maquinista acionar o freio de emergência e proteger os 12 passageiros que circulavam na composição. Apesar de a frente do comboio ter ficado danificada, o maquinista conseguiu escapar ileso.
Os passageiros fizeram transbordo para um autocarro, a fim de completar a sua viagem até Lisboa.
Não há previsão para o restabelecimento da circulação ferroviária, e as circunstâncias do acidente estão a ser investigadas pelas autoridades. De acordo com uma fonte da CP – Comboios de Portugal, que recolheu informações junto da Infraestruturas de Portugal (IP), o mecanismo automático da passagem de nível estava a funcionar no momento em que se deu o acidente.
A Linha do Norte liga as estações de Lisboa-Santa Apolónia a Porto-Campanhã.
Atualização: de acordo com uma nota da IP – Infraestruturas de Portugal, a circulação ferroviária na Linha do Norte foi reposta nas duas vias entre o Setil e Santarém pelas 10h50, mantendo-se restrições de velocidade com afrouxamentos para 60 km/h.