Hyperloop: o projeto inovador que poderá ligar Paris a Amesterdão em apenas 90 minutos

Uma visão exterior do Hyperloop. Créditos da imagem: Plompmozes / Hardt Hyperloop

Atualmente uma viagem entre Paris e Amesterdão demora cerca de três horas e 20 minutos. Mas no futuro, estas viagens poderão levar apenas 90 minutos.

Tal será possível graças a um projeto inovador denominado por Hyperloop, idealizado por Elon Musk, o fundador da Tesla. Na prática, a ideia consiste em colocar num tubo de baixa pressão uma cápsula que pode ser transportada ao longo desse mesmo tubo e atingir velocidades na ordem dos 1000 km/h.

Hardt Hyperloop - Hyperloop Vehicle - Skylight - CopyrightPlompmozes.jpg
Por dentro do Hyperloop. Créditos da imagem: Plompmozes / Hardt Hyperloop

A startup holandesa Hardt Hyperloop é responsável pelo projeto, tendo desenvolvido recentemente um estudo cujos resultados comprovam que dentro de oito anos poderão vir a ser criados sistemas de transportes ultra rápidos, com baixos consumos de energia semelhantes aos comboios, sendo mais sustentável do que a aviação. Ainda de acordo com o mesmo estudo, a construção de uma rede europeia de Hyperloop poderá permitir reduzir o tempo de deslocação entre as capitais de diversos países, originando benefícios económicos. Estão a ser estudados cinco potenciais trajetos que permitirão maximizar a ligação entre áreas metropolitanas na Europa.

Apesar de os resultados da pesquisa se mostrarem otimistas, existem ainda algumas questões por apurar, nomeadamente ao nível da segurança do Hyperloop, na medida em que o design dos veículos pode não permitir uma evacuação eficaz em caso de emergência.

“O Hyperloop para passageiros pode ser uma realidade tão cedo quanto 2028. O que o torna tão único é o grande espaço disponível para passageiros, o seu baixo consumo de energia e a grande velocidade que poderá atingir [mil quilómetros por hora] e que reduz substancialmente o tempo das viagens”, explicou à Lonely Planet um representante da empresa.

Hardt Hyperloop - Hyperloop Station - Overview- CopyrightPlompmozes.jpg
O aspeto de uma possível estação do Hyperloop. Plompmozes / Hardt Hyperloop

Por outro lado, uma viagem entre Amesterdão e Eindhoven, também na Holanda, poderia ser feita em apenas 15 minutos, quando atualmente os comboios demoram pouco mais de meia hora para percorrerem este trajeto. Já para Düsseldorf, na Alemanha, os tempos de viagem rondariam os 30 minutos, sendo que hoje uma ligação entre estas duas cidades se faz em cerca de três horas e nove minutos. Foi criado recentemente um site que contém mais informações sobre o Hyperloop.

Na índia foi aprovado um projeto semelhante que deverá entrar em funcionamento ainda este ano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.