
A Fertagus, empresa que explora a ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal, via Ponte 25 de Abril, procedeu esta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, a mais uma alteração nos horários em vigor.
Tal ajuste consiste no reforço das ligações para a Margem Sul, com a introdução de uma nova ligação com destino a Coina. De acordo com um comunicado da transportador privada, este reforço tem partida de Roma-Areeiro pelas 16h33, com hora de chegada a Coina às 17h06, sendo efetuado com uma composição dupla (comboios com oito carruagens). Em simultâneo, também o suburbano com partida de Roma-Areeiro às 16h23 com destino a Coina será efetuado com um comboio duplo.
Esta é uma das medidas implementadas pela Fertagus para responder face ao aumento da procura provocada pela introdução dos passes sociais Navegante em abril de 2019, que tiveram um grande impacto nos operadores de transporte da Área Metropolitana de Lisboa, tendo, no caso da Fertagus, permitido que só no último ano mais de 24 milhões de passageiros viajassem através do denominado “Comboio da Ponte”, o que representa mais 14% face aos 21 milhões de passageiros transportados em 2018.
Outra medida implementada pela Fertagus neste sentido consistiu na formação e contratação de mais maquinistas, com o objetivo de garantir mais horários e maior fluidez nos seus serviços, o que resultou num aumento em 10% no número de ligações entre Lisboa e Setúbal. De igual modo, também foram contratados mais operadores comerciais, para garantir um alargamento do horário de funcionamento das bilheteiras.
Para além de ajustes aos horários, a Fertagus também prevê, em 2020, oferecer mais 48 lugares por comboio, ao modificar o interior das carruagens, através da retirada de bancos. Desde o dia 29 de maio do último ano que a UQE 3515 circula com esta configuração, a título experimental, pelo que a empresa detida pelo grupo Barraqueiro irá optar por alargar a medida às restantes 17 automotoras que diariamente unem as duas margens do rio Tejo.

Atualmente, a frota da Fertagus é utilizada numa capacidade próxima dos 100%: das 18 unidades quádruplas elétricas (UQE) atualmente afetas à empresa, 17 são utilizadas nas horas de ponta, sendo que uma fica em manutenção no parque de material circulante em Coina.
Diariamente, a Fertagus transporta cerca de 98 mil passageiros, permitindo a retirada de uma média de 30 mil viaturas por dia da ponte 25 de Abril, o que evita a emissão de 780 mil toneladas de CO2 [dióxido de carbono].
Tá óptima. Toca a produzir mais coisas… Quero ver mais… Abraço
GostarGostar
Muito obrigado pelas suas palavras. 🙂 Oportunamente, procurarei preencher a página com novos conteúdos.
Um abraço.
GostarGostar